Capa

Neste blog, da disciplina de Geografia A do 10.º ano, podemos encontrar toda a matéria lecionada e as respetivas fichas de avaliação feitas ao longo deste ano letivo.


Aluna: Ana Santos
Turma: 2
N.º: 3
Professora: Anabela Palma

Link para o meu blog do 11.º ano: http://geografiaa11ano.blogspot.pt/
Link para o meu blog do 12.º ano: http://geografiaa12ano.blogspot.pt/

domingo, 26 de maio de 2013

A ação do mar sobre a linha de costa

Erosão (recuo) das arribas.

1- Arriba viva (o oceano tem uma ação sobre a rocha, existe erosão).
O mar, sendo um poderoso agente erosivo, exerce sobre a linha de costa uma ação que envolve os processos de desgaste, transporte e acumolação de materiais rochosos, designada por erosão marinha.
O desgaste é provocado pela força das ondas (energia cinética) que, com o seu movimento, provocam a fragmentação das rochas.
Esta ação é, geralmente, reforçada pela areia e por fragmentos rochosos arrancados às rochas do litoral ou transportados pelas correntes marinhas ou pelos rios até ao mar. Estes materias, pela ação das ondas, são projetados contra as formações rochosas do litoral que sofrem, assim, uma intensa erosão mecânica, à qual se dá o nome de abrasão marinha.
Esta contínua ação de desgaste é intensa na base das arribas, fazendo com que a parte superior fique sem apoio e se desmorone, o que conduz ao seu progressivo recuo. Muitas das praias foram criadas com este processo, a isto chamamos de arriba morta (a arriba já não se encontra exposta à abrasão marinha devido ao seu recuo, ou abaixo do nível do mar ou ao levantamento da superfície continental).
 

3 comentários: