Capa

Neste blog, da disciplina de Geografia A do 10.º ano, podemos encontrar toda a matéria lecionada e as respetivas fichas de avaliação feitas ao longo deste ano letivo.


Aluna: Ana Santos
Turma: 2
N.º: 3
Professora: Anabela Palma

Link para o meu blog do 11.º ano: http://geografiaa11ano.blogspot.pt/
Link para o meu blog do 12.º ano: http://geografiaa12ano.blogspot.pt/

domingo, 12 de maio de 2013

As águas subterrâneas

Uma parte da água da precipitação infiltra-se nos solos, alimentando as reservas de água subterrânea (água que circula ou se acomula no subsolo, a maior ou menor profundidade).

 
Assim, aprecipitação é a principal fonte de abastecimento das toalhas freáticas (lençóis de água subterrânea que circulam ou se acomulam em aquíferos).
A existência de aquíferos (formações geológicas permeáveis cujo limite inferior e, por vezes, também superior, é contituído por rochas impermeáveis), bem como as suas características, depende das formações geológicas.



Tipos de aquíferos:
- Poros: a água circula através de poros, em formações rochosas de areias limpas, arenitos, conglomerados, etc.
- Fracturados e/ou fissurados: a água circula por fracturas ou pequenas fissuras, em formações de granitos, gabros, filões de quartzo, etc.
- Cársicos: a água circula em canais resultantes do alargamento de diaclases, em formações de calcários e dolomitos.

As características refletem-se na produtividade aquífera (quantidade de água que é possível extrair continuamente de um aquífero, em condições normais, sem afetar a reserva e a qualidade da água.

Vantagens relativamente aos reservatórios superficiais:
- Não há perda de água por evapotranspiração;
- A sua dimensão não se reduz por efeito da deposição de sedimentos;
- Não  exigem custos de conservação.


Principais problemas na utilização da água-
Poluição: A partir da superfície, os produtos quimicos dissolvem-se na águae infiltram-se no solo, contaminando extensas áreas.

 
 

- Salinização: Concentração de sal nas águas dos aquíferos devido à sua sobreexploração;
 

- Eutrofização: Crescimento de algas que consomem o oxigénio das outras especies vegetais, levando à extinção da fauna aquatica, devido aos fretelizantes quimicos agricolas (provoca um crescimento das algas);

 

- Desflorestação: Deixa o solo nu, o que facilita a escorrência superficial da água diminuindo a filtração, o que compromete a recarga dos aquíferos.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário