Capa

Neste blog, da disciplina de Geografia A do 10.º ano, podemos encontrar toda a matéria lecionada e as respetivas fichas de avaliação feitas ao longo deste ano letivo.


Aluna: Ana Santos
Turma: 2
N.º: 3
Professora: Anabela Palma

Link para o meu blog do 11.º ano: http://geografiaa11ano.blogspot.pt/
Link para o meu blog do 12.º ano: http://geografiaa12ano.blogspot.pt/

domingo, 12 de maio de 2013

As águas superficiais

Rede hidrográfica: Conjunto formado pelo rio principal, seus afluentes e subafluentes.

Rede hidrográfica de Portugal

 
Os rios ao longo do seu percurso, atravessam áreas diferentes no que respeita à altitude, às formas de relevo e ao grau de dureza das rozas, características que exercem uma poderosa influência:
 
- No prefil transversal: linha que resulta da interseção, num determinado ponto, de um plano vertical com o vale, prependicularmente à sua direção.
- No perfil longitudinal: linha que une vários pontos do fundo do leito de um rio, desde a nascente até à foz.
 
 
 
 
O prefil transversal dos rios é, vulgarmente, dominado por vale e apresenta diferentes formas da nascente até à foz: 
 
 
 
A- Curso superior (da nascente até à foz. A montante, no sentido da nascente, quase sempre o rio corre num vale estreito e profonto, isto é, o vale em V ou garganta).
B- Curso médio (para a junsante, no sentido da foz, o vale torna-se progressivamente mais largo e menos profundo).
C- Curso final (o vale transforma-se num vale aberto com planícies, por vezes muito extensas).
 
Quando mais inclinado for o leito do rio maior é a erosão junto à nascente, maior é a ação de transporte na secção média do rio e predumina a deposição do leito do rio. Assim, verificam-se aoo longo do percurso do rio as ações de erosão, transporte e deposição, preduminando cada uma destas ações numa determinada secção do rio.
 
 
Bacia hidrográfica: Superfícies onde todas as águas escoam numa sequência de ribeiros, rios e, eventualmente, lagos e lagoas, desembocando numa única foz.

As principais bacias hidrográficas de Portugal Continental (os valores expressam a extensão de bacias, em km²).
 
Nas bacias hidrográficas internacionais, as disponibilidades hídricas têm uma forte dependência face a Espanha, embora em território espanhol o escoamento anual médio (parte da água de precipitação que, em média, escorre à superfície ou em canais subterrâneos) seja inferior ao de Portugal Continental.
Em Portugal Continental, o escoamento anual médio é de 385 mm/ano (equivalente a 30,7 km3). No balanço hídrico (distribuição da precipitação pela evapotranspiração e pelo escoamento superficial e subterrâneo) o escoamento corresponde a pouco mais de um terço da precipitação que ocorre sobre o território do Continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário